Você já percebeu como existem muitos lugares que oferecem atividades extracurriculares nos campos da cultura e da arte? Mas e aqueles estudantes curiosos, os chamados “nerds”, que buscam compreender o universo em que vivem, têm algum lugar para ir?

Recentemente o que mais se aproxima disso são algumas iniciativas voltadas para robótica e programação, ou outra atividade eletrônica. Por este motivo a Iniciativa Divulgadores foi criada, para possibilitar que os aspirantes a cientistas possam ter um local onde consigam praticar e desenvolver sua paixão pela ciência.

O trabalho com Divulgação Científica começou em meados do ano de 2010, quando ainda na graduação em Biologia criamos um canal no Youtube para ajudar professores e estudantes a realizarem experimentos científicas com a utilização de materiais de baixo custo.

Este trabalho se intensificou durante o programa de mestrado do FCET, em que este canal passou a divulgar a ciência produzida no Brasil, mais especificamente de instituições como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a UTFPR, a própria Universidade Federal do Paraná, UFPR, e a FioCruz.

As atividades presenciais começaram em meados de 2017, com algumas poucas palestras de curta duração sobre temas de ciência. Com o passar do tempo novos temas e novas metodologias foram formando o que hoje é a Iniciativa Divulgadores.

Hoje, trabalhamos para levar a ciência de uma forma prática, divertida e interessante para todos os jovens. Utilizando uma metodologia própria, criada pelo fundador, que une o que há de mais moderno nos quesitos de educação, aprendizagem ativa e marketing, já possibilitamos que alunos aprendessem anatomia simulando cirurgias em órgãos de verdade, aprendessem genética investigando uma cena de crime, que descobrissem o universo microscópico invisível ao olho nu e experimentassem fenômenos científicos.

Em 2018 começamos a ser chamados para capacitar professores, em suas formações pedagógicas, sobre como nossa metodologia pode ajudar na criação de sequências didáticas e aulas muito mais instigantes e interessantes para os estudantes.

Até o momento já alcançamos mais de 2500 alunos com nossos eventos, e nossa meta para este ano é alcançar mais de 10 mil estudantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *